Exposições

Rua Fernando de Albuquerque, 277
Consolação - São Paulo
Reservas pelos telefones:
(11) 3256.3165 | 2532.9452 2532.9453 | 7715.6440 (Nextel)
.
.
  • Slide title

    Write your caption here

    Button
  • Slide title

    Write your caption here

    Button
  • Slide title

    Write your caption here

    Button
  • Slide title

    Write your caption here

    Button
  • Slide title

    Write your caption here

    Button
  • Slide title

    Write your caption here

    Button
  • Slide title

    Write your caption here

    Button
  • Slide title

    Write your caption here

    Button
MIGUEL COSTA JR. EXPÕE NO MESTIÇO
O fotógrafo Miguel Costa Jr. apresenta sua exposição “Da Natureza ao Urbano” que poderá ser visitada a partir de 12 de setembro de 2017. São 25 obras escolhidas especialmente para o Mestiço, um presente muito especial para os clientes da casa, visitantes e admiradores da boa arte.
“Convivo com o Miguel e conheço o trabalho dele nas pistas há mais de 30 anos.

A qualidade de suas fotos e o olhar diferenciado me surpreendem sempre. 

Isso explica porque ele é visto por todos da nova geração de fotógrafos como o mestre inspirador.

Me impressiona muito, cada vez que estamos selecionando as fotos para uma edição do Anuário AutoMotor (e aí não são apenas os trabalhos dele, mas de uma infinidade de profissionais do mundo todo), como ele enxerga coisas que estão longe do meu olhar, por mais técnico que eu pretenda ser.

E o mais significativo no trabalho dele é que essa visão vai muito além das pistas. Um olhar voltado para o melhor que a natureza e o espaço urbano nos mostram no dia-a-dia. 

A arte de usar elementos da natureza para compor seus cenários com leveza, explorando como poucos a pureza proporcionada pela vegetação ou, como já o vi fazer, numa leitura aquarelada de uma imagem do mar.

Saindo da natureza para um cenário urbano, estão sempre presentes nas fotos do Miguel os desenhos geométricos que compõem uma imagem forte, impactante. 

São situações em que a sensibilidade que ele traz no seu olhar artístico se torna infinita.  

Sensibilidade é, de fato, o que define o trabalho do Miguel”. 

Reginaldo Leme (Jornalista)

“A fotografia capta, suspende e até transcende um momento ou uma série de acontecimentos no tempo.

Foi assim que me senti quando vi pela primeira vez as fotografias de Miguel Costa Jr.

As primeiras imagens que me mostrou e que me “fisgaram”, foram as suas paisagens marinhas. Tão belas, poéticas e sensíveis que pensei serem aquarelas, como as de Debret, Rugendas e Taunay, retratando suas impressões sobre o jovem Brasil do século XIX.
Ingleses (216 - 60x105cm)
Pedra Marinha (2016 - 72x176cm)
Ao pedir por mais, fui apresentado a sua série urbana, onde, novamente, seu olhar sensível, que visualiza a composição da imagem no écran de sua câmera, como o objeto a ser trabalhado na tela por um mestre da pintura, me revelou aspectos da arte de concretistas como Hércules Barsotti, Luiz Sacilotto, Lygia Clark e Max Bill. Imagens hora figurativas, hora abstratas, mas sempre guardando uma identidade poética muito forte, o que define um olhar sensível e conectado ao contemporâneo.
Horizonte Urbano 1 (2017 - 60x105cm)
Fragmento Sampa (2451 (2014 – 40x40cm)
Fragmento Sampa 6975 (2014 – 40x40cm)
Durante o nosso encontro, surge a ideia de realizar uma exposição e o título, “Da Natureza ao Urbano”, sai quase que instantaneamente com um vocativo para a ação.

Com ele em mente, agregamos aos dois temas anteriores, as paisagens do campo retratando árvores solitárias, altivas e fortes, impondo sua majestade aos campos onde fincaram suas raízes para registrar o passar do tempo.
Sofia (2016 - 60x105cm)
Ao visitar a exposição, o espectador iniciará sua caminhada por elas e pelos campos tranquilos onde repousam majestosamente. Depois, se depara de um lado com as agitadas ou tranquilas marinhas que o convidam a um momento de reflexão e descanso. Do outro, encara a dura realidade do concreto, a transparência ou espelhamento dos vidros das janelas das edificações, recortadas das paisagens urbanas pelo olhar atento e algumas vezes fortuito do artista.

Uma fascinante viagem que estou certo captará os sentidos dos visitantes, levando-os a transcender o local onde se encontram, suspendendo-os por um átimo em sensações de prazer visual.

Eduardo Esteves (Curador)

Desde 1980, fotografou as corridas de automóveis e a moda por todo o mundo. Possuí material fotográfico impresso e digital publicado em 8 países e ensaios com variados temas realizados em 23 países.

Em paralelo desenvolveu seu trabalho autoral, onde seu espírito criativo revela suas percepções e emoções em diversas temáticas, como os fragmentos de arquitetura urbana, a linguagem minimalista, o tratamento das cores, a leitura em preto e branco, a exploração do desenho na fotografia.

Seu espírito criativo revela suas percepções e emoções.

Miguel resume seu pensamento e processo criativo como: “fotografar é sentir a natureza de cada momento; compor uma imagem, significa perceber o que se apresenta à sua frente e imortalizar aquele momento usando os conhecimentos adquiridos ao longo da vida, as luzes, os sons, os gestos e os sentimentos”. 

Dentre outras exposições realizadas podemos citar “SOPRO” de 1986 no Atelier Teca Cunha Santos, “De Olho no Surrealismo” no MAM – Museu de Arte Moderna – São Paulo 1987, “Dois Olhos” com Teca Cunha Santos no MIS – Museu da Imagem e do Som em 1989, “Luz, Cor e Experimentação” – FUNARTE, Rio 1989, “Velocidade” no Image Club em São Paulo 1999, “F1 Races” no Shopping SP Market em São Paulo no ano 2000 e algumas coletivas ao longo dos anos.
Serviços:
Exposição:                Miguel Costa Jr. – “Da Natureza ao Urbano”
Realização:               Eduardo Esteves Arts Management
                                    www.amelp.com.br  artes@amelp.com.br
Período:                     a partir de 12 de setembro de 2017
Horário:                     Todos os dias a partir das 11h45
Técnica:                    Impressão com pigmentos minerais sobre Photo Rag 308 gsm Hahnemuhle Impressão com pigmentos minerais                                              sobre Museum Pró Canvas 385 gsm Canson
Dimensões:              De 40x40cm até 72x126cm
Censura:                   Livre
Entrada:                    Gratuita
Estacionamento:     Pago com manobrista
Informações:           Juliana Lopes Assessora de Imprensa 
                                   juliana@suggestiva.com.br - www.suggestiva.com.br 
                                   (11) 99175-7454 (11) 5054-1456 (11) 5054-0140 
                                   MSN: julianalopes2000@hotmail.com 
                                   Skype: suggestiva 

Share by: